100%

Contran define tema da nova campanha e revoga resolução de multas a ciclistas e pedestres

Foi revogada nesta sexta-feira, 1º de março, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 706, que padronizava os procedimentos administrativos das multas de responsabilidade de pedestres e de ciclistas, previstos no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. 

A área técnica de Trânsito e Mobilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o art. 74 do CTB estabelece a educação para o trânsito como direito de todos e dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito, além da necessidade da conscientização da sociedade por meio de campanhas educativas para o trânsito.

Neste sentido, o órgão também definiu que a ação deste ano contemplará a prevenção de acidentes envolvendo os mais frágeis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. O tema, a mensagem e o cronograma da nova campanha, a ser realizada de maio de 2019 a abril de 2020, foram definidos pela Resolução 771, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

Tema da Campanha Educativa de Trânsito de âmbito nacional: \"NO TRÂNSITO, DÊ SENTIDO À VIDA\"
Cronograma: 2019/2020

2º quadrimestre de 2019 - Foco: PEDESTRE
Maio - Ações de apoio ao movimento Maio Amarelo e à Semana das Nações Unidas sobre segurança viária.
Junho - Campanha de valorização das Faixas para Pedestres e do Sinal de Vida.
Julho - Ações de prevenção voltadas para o período das férias escolares.
Agosto - Campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.

3º quadrimestre de 2019 - Foco: CICLISTA
Setembro - Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2019).
Outubro - Bicicletas como meio de locomoção, o que saber para se proteger e proteger o ciclista.
Novembro - Campanha de conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.
Dezembro - Bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito.

1º quadrimestre de 2020 - Foco: MOTOCICLISTA
Janeiro - Respeite o motociclista, respeite a vida.
Fevereiro - Valorização da Lei Seca e sua importância na redução de acidentes.
Março - Capacete é Vida.
Abril - Campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.

Da Agência CNM de Notícias


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/03/2019 - 17:04:32 por: Sandro - Alterado em: 06/03/2019 - 17:04:32 por: Sandro

Notícias

Sessão Ordinária do Dia 15 de Abril
Sessão Ordinária do Dia 15 de Abril

Sob a presidência do vereador Hildegart Thessmann Durigon – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/04) do ano de 2019 ocorreu bastante tranquila. A pauta do dia contou com 1 (um) projeto, 1 (uma) moção e 2 (duas) indicações na Casa, que devidamente discutidos, foram aprovados por unanimidade.

Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial é instituída com apoio da CNM
Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial é instituída com apoio da CNM

A promoção do turismo sustentável no Brasil ganhou reforço com a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural. O decreto de criação foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na quinta-feira, 11 de abril. Com o objetivo de conservar, desenvolver, ordenar e promover os patrimônios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, a medida foi construída com o apoio de...

Sessão Ordinária do Dia 08 de Abril
Sessão Ordinária do Dia 08 de Abril

Sob a presidência do vereador Hildegart Tessmann Durigon – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/04) do ano de 2019 ocorreu bastante tranquila. A pauta do dia contou com 3 (três) projetos e 3 (três) indicações na Casa, que devidamente discutidos, foram aprovados por unanimidade. Fez uso da Tribuna na noite, o Sr. José Carrer Neto - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orleans, oportunidade em que informou sobre novas regras para a aposentadoria em geral e da Previdência Rural.

Pobreza no Brasil aumentou entre 2014 e 2017, segundo relatório do Banco Mundial
Pobreza no Brasil aumentou entre 2014 e 2017, segundo relatório do Banco Mundial

Ao analisar três indicadores brasileiros, o Banco Mundial indica aumento da pobreza no Brasil entre 2014 e 2017, atingindo 21% da população. Isso representa 43,5 milhões de pessoas. Um relatório do banco, divulgado nesta quinta-feira, 4 de abril, aponta que pobreza era de 17,9% em 2014 – ou 36,2 milhões de habitantes. Dentre as causas, o documento aponta forte recessão do segundo semestre daquele ano até o fim de 2016. O levantamento, intitulado Efeitos dos ciclos econômicos nos...

Sessão Ordinária do Dia 01 de Abril
Sessão Ordinária do Dia 01 de Abril

Sob a presidência do vereador Hildegart Tessmann Durigon – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (01/04) do ano de 2019 ocorreu bastante tranquila. A pauta do dia contou com 1(um) projeto e 3 (três) indicações na Casa, que devidamente discutidos, foram aprovados por unanimidade.
No Uso da Tribuna tivemos presente Fábio Echeli Bett - Diretor do Samae e Antônio Willemann – Superintendente do Cisam – Sul, que abordando sobre matéria veiculada no Diário Catarinense nos últimos dias surpreendendo a todos os orleanense, informou que após o resultados dos últimos exames manifestar-se-á oficialmente.

Guedes recebe CNM e parlamentares das frentes do Pacto Federativo e dos Municípios
Guedes recebe CNM e parlamentares das frentes do Pacto Federativo e dos Municípios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e parlamentares integrantes das frentes parlamentares mistas em Defesa dos Municípios (FMB) e do Pacto Federativo (FPPF) para debater pautas municipalistas. Na audiência desta terça-feira, 2 de abril, Guedes reforçou participação na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios na próxima semana. Na reunião, o presidente da CNM e os presidentes das frentes,...

Sessão Ordinária do Dia 25 de Março
Sessão Ordinária do Dia 25 de Março

Sob a presidência do vereador Hildegart Tessmann Durigon – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (25/03) do ano de 2019 ocorreu de forma tranquila e ordeira. A pauta do dia contou com 4 (quatro) projetos e 2 (duas) indicações na Casa, que devidamente discutidos, foram aprovados por unanimidade.
No Uso da Tribuna tivemos presente a representante do sindicato, a Sra. Janes Aparecida de Lorenzi de Oliveira que é presidente do SINTRAMOR comunicou oficialmente a assembleia daquele sindicato que acontece no dia 09/04/2019.