100%

Prefeitos reclamam da falta de repasse regular dos recursos da assistência social

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem recebido muitos prefeitos e gestores municipais de assistência social relatando situações financeiras que os Municípios passam na assistência social. Os gestores afirmam que o governo federal não está realizando os repasses regular dos pisos de cofinanciamento e, consequentemente, estão sem saldo nas contas dos blocos de financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo os gestores, não está sendo cumprindo o que está estabelecido na Portaria 36/2014 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas) está deixando de realizar o repasse do cofinanciamento para as contas e os blocos de financiamento aos Municípios que estão com menor saldo em conta. Muitos prefeitos estão com saldo quase zerado, valores abaixo de uma parcela de piso de cofinanciamento e, mesmo assim, o governo não está priorizando o Município para manter a manutenção dos serviços sociassistenciais.

O inciso III e o Parágrafo único do art. 3º da Portaria diz que o governo irá priorizar o repasse de recursos, conforme a disponibilidade financeira, aos Entes federativos que estiverem com menor saldo nas contas dos respectivos Fundos de Assistência Social, observando os saldos individualizados dos Programas, Projetos e dos Blocos de Financiamento da Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social de Alta Complexidade e da Gestão do Suas.

Para a CNM, é imprescindível que o governo federal cumpra o papel do Estado no financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A entidade alerta que a população e os usuários dependentes das ofertas dos serviços socioassistenciais e de ações da política de assistência social não podem sofrer as consequências da falta de verbas orçamentárias da União. Não realizar a transferência regular e automática do cofinanciamento federal é uma medida drástica, que fere o pacto federativo no âmbito do Suas e aponta claramente a ausência de uma responsabilidade federativa no processo de fortalecimento do Suas e garantia de acesso a direitos sociais.

Da Agência CNM de Notícias


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/02/2019 - 16:46:10 por: Sandro - Alterado em: 28/02/2019 - 16:46:10 por: Sandro

Notícias

Regulamentação de comunidades terapêuticas pode ocorrer com a edição de Medida Provisória
Regulamentação de comunidades terapêuticas pode ocorrer com a edição de Medida Provisória

Foi anunciada na última quarta-feira, 20 de março, uma Medida Provisória (MP) que vai regulamentar definitivamente as comunidades terapêuticas no território brasileiro. A declaração foi feita pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, em sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 50 anos de instalação das comunidades terapêuticas no Brasil. Terra afirmou que “Isso [a negociação] só foi possível pelo trabalho da Confederação de Comunidades Terapêuticas e pelo...

Sessão Ordinária do Dia 18 de Março
Sessão Ordinária do Dia 18 de Março

Sob a presidência do vereador Hildegart Tessmann Durigon – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (18/03) do ano de 2019 ocorreu de forma tranquila, porém bastante extensa. A pauta do dia contou com 4 (quatro) projetos e 2 (duas) indicações na Casa, que devidamente discutidos, foram aprovados por unanimidade.
No Uso da Tribuna estiveram presentes: o orleanense Túlio Pietsch Wagner da Ordem Demolay; o pastor Grégori Rogê Santos Ziel , representando as igrejas evangélicas; e a representante dos Guardiões do Costão, Márcia Sartor Preve.

Sessão Solene no Legislativo homenageia as mulheres no Dia Internacional
Sessão Solene no Legislativo homenageia as mulheres no Dia Internacional

Na segunda-feira última (11), a Câmara de Vereadores de Orleans, realizou a Sessão Solene, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no Plenário da Câmara Municipal, onde cada vereador apresentou a sua representante prestando-lhe homenagem em nome de todas as mulheres em seus importantes e diversos seguimentos.
“Homens e Mulheres são iguais em direito e obrigações nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil; Na Bíblia Sagrada vimos que a mulher sábia edifica o lar... Sendo assim o lar o núcleo base da sociedade, estas mesmas mulheres podem edificar toda nação!

8 de Março - Dia Internacional da Mulher
8 de Março - Dia Internacional da Mulher

A Câmara de Vereadores de Orleans parabeniza as Mulheres neste Dia Internacional da Mulher e tem a honra de convidar a todos os orleanenses para a Sessão Solene de Homenagens a Elas, que acontece na próxima segunda feira (11) no Plenário Ivan Alberton Cascaes as 19h, nas dependências do Poder Legislativo, onde 11 (onze) mulheres indicadas por cada um dos vereadores, representarão a todas as mulheres de nosso município nos seus diversos seguimentos, mas de igual importância e grande admiração.

Contran define tema da nova campanha e revoga resolução de multas a ciclistas e pedestres
Contran define tema da nova campanha e revoga resolução de multas a ciclistas e pedestres

Foi revogada nesta sexta-feira, 1º de março, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 706, que padronizava os procedimentos administrativos das multas de responsabilidade de pedestres e de ciclistas, previstos no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.  A área técnica de Trânsito e Mobilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o art. 74 do CTB estabelece a educação para o trânsito como direito de todos e dever prioritário para os...

Aviso de Licitação
Aviso de Licitação

CREDENCIAMENTO Nº 03/2019 - Credenciamento de Empresas especializadas na prestação de serviços de comunicação social via portal de notícia, de forma contínua, com fins a atender às demandas de análise, planejamento, execução de atividades de comunicação, cobertura nas reuniões ordinárias, extraordinária, solenes e especiais do Poder Legislativo.

Aviso de Licitação
Aviso de Licitação

CREDENCIAMENTO Nº 02/2019 - Credenciamento de Empresas de Radiodifusão, com abrangência no Município de Orleans, para transmissão/cobertura de sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes desta Casa de Leis, bem como, publicação de notas, avisos, editais e outros instrumentos convocatórios e/ou de interesse público.