100%

Mais de 4 mil Municípios participam de consórcio público, segundo mapeamento da CNM

Dos 5.568 Municípios, 4.081 participam de pelo menos um consórcio público, segundo mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Pelos dados da entidade, existiam 491 consórcios públicos no Brasil, entre 2015 e 2017, com grande concentração de consorciados nas regiões Sul e Sudeste. O que representa parcerias formadas por dois ou mais Entes da federação – Municípios, Estado e União –, para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área.

“Há anos, a CNM vem instruindo os gestores municipais a se organizarem em parceria para viabilizar as políticas públicas no país”, lembrou o presidente da CNM, Glademir Aroldi. Atualmente, o processo de instituição de um consórcio requer a elaborar de protocolo de intenções, a assinatura dos Municípios e a aprovação de lei para filiação. Também faz se necessário a realização de assembleia geral para redigir e aprovar o estatuto.

De acordo com os dados divulgados pela CNM existe 491 consórcios públicos no país. Regionalmente, 94% dos Municípios da região Sul participam de algum consórcio; 91% dos governos locais do Sudeste também estão consorciados; 75% das prefeituras do Centro-Oeste integram consórcios; 53% das localidades do Nordeste estão em consórcio; e 34% dos governos municipais do Norte participam dessa estratégia. Individualmente, Paraná, Minas Gerais e Rondônia são os que apresentam o maior número de Municípios consorciados, respectivamente, com: 99,7%, 98,1% e 96,2%.

No que se refere ao porte dos Municípios consorciados, 3.544 deles têm abaixo de 50 mil habitantes, 425 contabilizam entre 50 mil e 299.999 habitantes, e 57 a partir de 300 mil habitantes. Do total dos Municípios em consórcios, 2.218 participam de mais de um; e dos governos estaduais, o mapeamento da CNM identificou dez consórcios, oito deles no Ceará, e na área de saúde; um na Bahia e um no Espírito Santo para gestão de resíduos sólidos.

O consórcio com maior abrangência populacional alcança 15.213.126 habitantes. Esse é sediado em Santa Catarina, é integrado por 296 Municípios distribuídos em sete Estados – Acre, Bahia, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ainda conforme mostra o mapeamento, 2013 é ano com maior número de constituições de consórcios, seguido de 2009 e 2014, respectivamente, com 42 e 37 novas agremiações.

Dos 491 consórcios identificados, 275 consórcios são finalitários, ou seja, atuam em apenas uma área, enquanto 213 são multifinalitários, atuam em mais de uma área. As principais áreas de atuação dos consórcios finalitários, são: saúde, infraestrutura, meio ambiente, resíduos sólidos e turismo. Em relação ao controle, em 248 consórcios o controle externo é exercido por órgão oficial.

Veja o mapeamento completo

Da Agência CNM de Notícias


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/12/2018 - 17:11:24 por: Sandro - Alterado em: 10/12/2018 - 17:11:24 por: Sandro

Notícias

Regulamentação de comunidades terapêuticas pode ocorrer com a edição de Medida Provisória
Regulamentação de comunidades terapêuticas pode ocorrer com a edição de Medida Provisória

Foi anunciada na última quarta-feira, 20 de março, uma Medida Provisória (MP) que vai regulamentar definitivamente as comunidades terapêuticas no território brasileiro. A declaração foi feita pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, em sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 50 anos de instalação das comunidades terapêuticas no Brasil. Terra afirmou que “Isso [a negociação] só foi possível pelo trabalho da Confederação de Comunidades Terapêuticas e pelo...

Sessão Ordinária do Dia 18 de Março
Sessão Ordinária do Dia 18 de Março

Sob a presidência do vereador Hildegart Tessmann Durigon – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (18/03) do ano de 2019 ocorreu de forma tranquila, porém bastante extensa. A pauta do dia contou com 4 (quatro) projetos e 2 (duas) indicações na Casa, que devidamente discutidos, foram aprovados por unanimidade.
No Uso da Tribuna estiveram presentes: o orleanense Túlio Pietsch Wagner da Ordem Demolay; o pastor Grégori Rogê Santos Ziel , representando as igrejas evangélicas; e a representante dos Guardiões do Costão, Márcia Sartor Preve.

Sessão Solene no Legislativo homenageia as mulheres no Dia Internacional
Sessão Solene no Legislativo homenageia as mulheres no Dia Internacional

Na segunda-feira última (11), a Câmara de Vereadores de Orleans, realizou a Sessão Solene, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no Plenário da Câmara Municipal, onde cada vereador apresentou a sua representante prestando-lhe homenagem em nome de todas as mulheres em seus importantes e diversos seguimentos.
“Homens e Mulheres são iguais em direito e obrigações nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil; Na Bíblia Sagrada vimos que a mulher sábia edifica o lar... Sendo assim o lar o núcleo base da sociedade, estas mesmas mulheres podem edificar toda nação!

8 de Março - Dia Internacional da Mulher
8 de Março - Dia Internacional da Mulher

A Câmara de Vereadores de Orleans parabeniza as Mulheres neste Dia Internacional da Mulher e tem a honra de convidar a todos os orleanenses para a Sessão Solene de Homenagens a Elas, que acontece na próxima segunda feira (11) no Plenário Ivan Alberton Cascaes as 19h, nas dependências do Poder Legislativo, onde 11 (onze) mulheres indicadas por cada um dos vereadores, representarão a todas as mulheres de nosso município nos seus diversos seguimentos, mas de igual importância e grande admiração.

Contran define tema da nova campanha e revoga resolução de multas a ciclistas e pedestres
Contran define tema da nova campanha e revoga resolução de multas a ciclistas e pedestres

Foi revogada nesta sexta-feira, 1º de março, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 706, que padronizava os procedimentos administrativos das multas de responsabilidade de pedestres e de ciclistas, previstos no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.  A área técnica de Trânsito e Mobilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o art. 74 do CTB estabelece a educação para o trânsito como direito de todos e dever prioritário para os...

Aviso de Licitação
Aviso de Licitação

CREDENCIAMENTO Nº 03/2019 - Credenciamento de Empresas especializadas na prestação de serviços de comunicação social via portal de notícia, de forma contínua, com fins a atender às demandas de análise, planejamento, execução de atividades de comunicação, cobertura nas reuniões ordinárias, extraordinária, solenes e especiais do Poder Legislativo.

Aviso de Licitação
Aviso de Licitação

CREDENCIAMENTO Nº 02/2019 - Credenciamento de Empresas de Radiodifusão, com abrangência no Município de Orleans, para transmissão/cobertura de sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes desta Casa de Leis, bem como, publicação de notas, avisos, editais e outros instrumentos convocatórios e/ou de interesse público.