100%

Apresentação, Atividades e Mandatos

Osvaldo Cruzetta

Nome: Osvaldo Cruzetta
Filiação: PP
Estado Civil: Casado(a)
Telefone: (48) 3466-4097
E-mail: camara@orleanscamara.sc.gov.br
Profissão: Empresário

Site/Página: Clique aqui para acessar

Orleans é uma bela cidade talhada em meio a colinas que dão inicio aos Aparados da Serra região que comporta os picos mais elevados do estado de Santa Catarina. Uma das mais esplêndidas e peculiares regiões do estado muito freqüentada por turistas de todo país.

Sua posição geográfica aliada aos encantos que possui, talvez seja uma constante fonte de inspiração aos homens que comandam o município e através dos tempos tantos benefícios tem trazido para sua cidade. Lá de Rio Pinheiros uma voz se levantaria em prol do desenvolvimento de todo conjunto estrutural da maravilhosa Orleans. Essa é a voz de Osvaldo Cruzetta que veio ao mundo a 04 de julho de 1953 para, seguindo os desígnios de seus pais o senhor e senhora Olavio e Ignes Alberton Cruzetta, decidir com sua autoridade aquilo que haveria de melhorar sua comunidade.

Sua origem humilde junto à agricultura é fato que muito o orgulha, orgulhando-se de sua origem e trabalhando muito para o crescimento do segmento em toda região. Sua vida em casa paterna durou até os dezoito anos porque logo após viria casar-se com Maria Zapeline Cruzetta – empresária do setor industrial, com que viria plantar três importantes sementes, os filhos Tânia, Olavio e Taciana.

Lembra-se muito garboso do dia em que ingressou no ensino fundamental junto à Escola Estadual José Veríssimo na pequena localidade onde nascera. Desde aquela época vinha se preocupando com o futuro, futuro que o levaria mais tarde à São Ludgero para concluir com méritos o ginásio no Colégio que leva o mesmo nome da cidade. Mais tarde faria dois anos em Técnico Contábil junto ao Colégio Sandrini, desta feita em Orleans.  

De bem com a vida vai desbravar nossas estradas como caminhoneiro por um período de quatro anos. Após esse ciclo entendeu que deveria retornar às origens e dedica-se ao plantio de fumo atividade que lhe garantiu bons proventos. Algum tempo depois se uniu aos irmãos Raulino, Moacir, Moadir e Edemir para, conjuntamente estruturarem uma forte empresa de transportes.

Deu importante contribuição ao desenvolvimento do setor educacional na qualidade de Curador junto ao Conselho Pedagógico da UNIBAV, sendo Vice Presidente da entidade por um período de quatro anos. Intimamente nutria um desejo muito grande de engendrar ao universo político e pelo orgulho que sempre sentiu de seu pai, que era militante político ativo no município, resolveu realizar seu sonho lançando seu nome no ano de 1986 para compor a chapa majoritária daquelas eleições, aonde viria eleger-se Vice Prefeito.

A iniciativa se deu em função de um convite especial formulado por Lucresio Sandrini e Luiz Croceta para que viesse compor a executiva do partido filiando-se ao PMDB naquele ano. Não permaneceria, entretanto naquela agremiação partidária, por razões filosóficas associando-se ao PFL, PDSB e finalmente ao PP aonde se encontra. Faz parte da executiva e é delegado à Convenção Estadual.

Em 1992 numa eleição inesquecível atinge ao cargo mais cobiçado dentro do município sendo eleito Prefeito Municipal. Sua administração foi marcada por grandes feitos e gravaram definitivamente seu nome no Hall dos Grandes Prefeitos da Cidade de Orleans.

Não querendo abandonara vida pública, para poder continuar dando sua prestimosa colaboração à comunidade lança seu nome, desta vez na direção do Poder Legislativo e por três pleitos consecutivos se elege vereador, destacando-se honrosamente nas eleições de 2008 onde atinge a marca de 1000 votos o que para um Vereador é realmente uma quantidade muito expressiva.

Um homem público que traz em sua bagagem curricular 05 vitórias não passará incólume por sua cidade. Em todas as mais importantes decisões do parlamento orleanense, sua participação foi decisiva, destacando-se sobremaneira a construção da nova Casa Legislativa no ano de 2009 – construção que durou apenas três meses, entretanto de muita luta e dedicação, cuja arquitetura é elogiada por todos aqueles que tiveram oportunidade de conhecê-la. A obra foi inaugurada a 16 de junho de 2009 e é um dos mais importantes marcos arquitetônicos em toda região sul.