100%

Apresentação, Atividades e Mandatos

Antonio Dias Andre

Nome: Antonio Dias Andre
Filiação: PMDB
Estado Civil: Casado(a)
Telefone: (48) 3466-4097
E-mail: camara@orleanscamara.sc.gov.br
Profissão: Professor de Ensino Médio

Site/Página: Clique aqui para acessar

Nasceu às 06:00 horas do dia 28 de outubro de 1947 no distrito de Pindotiba em Orleans [SC]. É filho de João Firmínio André e de Maria Dias André. Foi batizado no Capela Nossa Senhora Aparecida de Pindotiba pelo Padre João Felipe. São seus avós paternos Firmino André e Leopoldina Mendes e seus avós maternos José Amandio Dias e Brígida de Souza Amandio. Fez a primeira comunhão na capela de Pindotiba sendo seu catequista o senhor Lauro Luciano, vindo a ser mais tarde seu padrinho de consagração.

André quando criança adorava jogar futebol, tocar gaita de boca, joão pião, bolinha de vidro (gude) e brincar com juntinhas de bois confeccionadas com sabugo de milho. Foi coroinha, auxiliando sempre que possível o celebrante nas missas.

Fez seu curso primário na antiga escola reunida “Laudelina Martins de Oliveira”, hoje Escola de Educação Básica José Antunes Mattos. Durante o curso primário além de se destacar nos estudos teve grande atuação como ponteiro direito da equipe infantil da escola, comandada pelo professor Jayme Dalsasso. como na época não havia curso ginasial na localidade de Pi9ndotiba, e sendo filho de agricultores, em fevereiro de 1964 prestou exame de admissão no Ginásio Agrícola Caetano Costa de Lages, tendo sido aprovado, iniciando o curso no mesmo ano e concluindo em 1967. No seu retorno à Pindotiba iniciou sua caminhada como professor na Escola José Antunes Mattos.

Em 1969 foi Instrutor dos Serviços Técnicos de Fumo na Companhia de Cigarros Souza Cruz. Trabalhou inicialmente como auxiliar do Senhor Udir Pavei.

André casou-se com Maria Soares André no dia 18/10/1969 na Capela Nossa Senhora Aparecida de Pindotiba, cuja cerimônia foi celebrada pelo Padre Boleslau. Dessa união tiveram dois filhos, Anderson Soares André e André Soares André.

Movido pela generosidade, hoje tem sob seus cuidados Paula Graziela de souza André que é filha de uma das suas sobrinhas, mas que a tem como se fosse sua própria filha.

Em 1970 iniciou o curso de Magistério no Colégio Normal Toneza Cascaes de Orleans formando-se em 17/12/1972. Em agosto de 1973 iniciou o curso de Licenciatura Curta em Educação Física na Escola Superior de Educação Física de Joinville, formando-se em 21/09/1974. Teve relevante atuação na primeira semana de Arte e Cultura dos 90 anos de Orleans de 24 a 31 de agosto de 1975.

Em 28/10/1976 fundou o grupo de Terno de Reis Estrela Guia formado por Ladislau Jorge e esposa Adelir Jorge, Izilásio Jorge, Ademir Tavares e Maria de Fátima Martins. Foi presidente da Sociedade Recreativa 11 de junho no ano de 1977. Exerceu a função de Presidente da APP da Escola Básica José Antunes Mattos.

De 1977 a 1980 trabalhou como Auxiliar de Direção como o Padre João Leonir Dall’Alba na FEBAVE. Em 05/08/1980, inscreveu-se no concurso público estadual para o cargo de professor, tendo sido aprovado, iniciando sua carreira como professor efetivo do Colégio Estadual Toneza Cascaes.

Em 1982 candidatou-se para concorrerão cargo efetivo de vereador tendo sido eleito, iniciando assim sua carreira política, representando no legislativo orleanense, além do distrito de Pindotiba, todo município de Orleans no período de 1983 a 1988. Houve na época dois anos de prorrogação de mandato.

Na função de Vereador procurou auxiliar os mais necessitados. Mensalmente, ao receber o pagamento, comprava remédios para pessoas idosas e comprovadamente carentes, gesto que faz até hoje, dentro de suas possibilidades. Zelava pelas estradas do interior visitando as comunidades de rio Coral, Morro do Gato, São Defende, Taperinha e Santa Clara, além da área central e do distrito.           

Durante alguns anos quando Vereador, apoiado por alguns amigos residentes em Criciúma, fazia do Natal uma grande festa para as crianças da comunidade, onde eram distribuídos inúmeros brinquedos. No último ano, foram agraciadas 238 crianças. Os brinquedos eram selecionados por sexo e faixa etária. O papai Noel aparecia com o carro cheio de presentes. É comovente ver o sorriso e o brilho nos olhos das crianças. Ainda hoje, em escala menor, continua presenteando crianças e adultos carentes na noite de natal.

Seu primeiro automóvel, um fusca bege, foi adquirido do Padre Agenor Pedroso em 1976. Daquela data até hoje transporta pessoas doentes para qualquer hospital da região sem nada exigir em troca. Muitas vezes, quando a pessoa ao tinha recursos para comprar o remédio receitado pelo médico, pagava com seus próprios recursos para poder ver aquela pessoa novamente sorrir.

Na Câmara de Vereadores representou com orgulho o seu povo, com honradez, procurando ser fiel a todos os princípios éticos e morais que norteiam a conduta humana. Sua maior preocupação era não permitir que o povo fosse enganado. Procurou sempre votar em leis que trouxessem benefícios para o povo. Buscou apoio e enalteceu o trabalho dos agricultores que a cada ano que passa, vem tendo mais dificuldades e menores lucros na produção de seus produtos.

André foi Técnico de Voleibol da CME de Urussanga de 1984 a 1989. Como professor nunca escondeu sua felicidade por ter participado do 1º Congresso Internacional de Educação Física na cidade de Foz do Iguaçu – PR – em 1986.

Participou dos jogos Universitários pela Fundação Universitária de Criciúma – FUCRI.

Sempre incentivou as crianças às práticas do esporte, principalmente o Voleibol.

No dia 31/07/1987 concluiu o curso de Pós Graduação a nível de especialização em Educação Psicomotora. Atuou como técnico de Voleibol feminino na CEUSA – Cerâmica Urussanga sob a coordenação de um de seus diretores o Dr. Eduardo Remor de Oliveira.

Em 1992, André novamente conco-rreu ao cargo de Vereador sendo eleito com uma expressiva votação pelos amigos do Distrito de Pindotiba e de outras localidades do município. Exerceu o mandato de 1993 a 1996, tendo na política muitas atividades e atitudes que até hoje faz com entusiasmo, sempre recomendando aos seus aliados que respeitem companheiros e adversários com a mesma intensidade. Em 2008 foi vereador pela terceira vez se, sendo o mais votado do PMDB com a quantidade de 809 sufrágios.

Em 1994 prestou concurso, tendo sido aprovado para o cargo de professor da rede municipal de ensino de Orleans. Sempre convivendo com o esporte jogou futebol por muitos anos no Palmeiras Futebol Clube de Pindotiba. O Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro é o seu time do coração.

Sempre que tem oportunidade fala da neta Maria Luiza Martins André (Lu) que para sua felicidade nasceu no dia 6 de janeiro dia de homenagem aos Reis Magos com seu Grupo de Terno de Reis. André vê novamente a felicidade à sua frente quando do nascimento de sua segunda neta, Ana Clara, à 01 de outubro de 2009; episódio que aguarda com ansiedade venha ocorre também com sua outras filha.

André foi Gerente do Departamento Municipal de Esportes de Orleans no ano de 2002. Acha que a vida é tão linda que mesmo sabendo que os momentos tristes existem tudo é superado com a certeza da musicalidade e da arte dos esportes e da participação das crianças e das flores. Ao deitar-se e acordar agradece a Deus pela família que tem, pelos amigos, pela vida que graciosamente Deus lhe deu.

O pensamento a seguir tem grande significado em sua vida: “Nós podemos conhecer algumas pessoas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem em nossa vida”.

O Vereador Antonio Dias André, popularmente conhecido pela alcunha de “Geada”, agradece por ter tido a oportunidade de participar da construção da Casa de Pedra, local que guardará a memória, os costumes, as lutas e as esperanças de um povo que trabalhou muito para construir esse belo município que é Orleans.