Sessão da Câmara de Vereadores de Orleans do dia 07/12

Sessão da Câmara de Vereadores de Orleans do dia 07/12 Presidente da Rede Feminina recebe homenagem das mãos do vereador João Teza
Na secretaria da Casa quatro projetos de lei deram entrada; um elegendo o ente regulador dos serviços de saneamento de Orleans e dando outras providencias; o segundo autorizando o poder executivo a aderir ao programa Badesc cidades e tomar empréstimo junto a este banco; o terceiro autorizando o poder executivo a receber por doação do Estado de SC, imóvel específico; e por fim; o quarto projeto autorizando o poder executivo a repassar recursos financeiros a entidade relacionada e dá outras providencias.

Na Ordem do Dia foi votado o seguinte projeto:
  • Projeto de Lei PE nº43 de 29 de outubro de 2015. Estima a receita fixa a despesa para o exercício de 2016.

No Uso da Tribuna:
Vereador Antonio Dias André - PMDB: Durante o uso da tribuna, o vereador Geada falou sobre sua viagem a Capital do Estado, onde tratou das questões relacionadas à SC-390, Rodovia Serramar, como o desmoronamento que vem acontecendo e as indenizações pendentes. Por outro lado, junto das das lideranças de Pedras Grades, participaram da abertura dos envelopes para ver qual empresa ficaria responsável pela obra daquele 700 metros de estrada de chão depois da ponte de da localidade de Cachoeira Feia; ficando  vencedora da licitação a empresa Setep, que apresentou a melhor proposta, de acordo com o Deinfra.
Vereador Osvaldo Cruzeta - PP: ao usar a tribuna, disse a importância do reconhecimento do trabalho da Rede Feminina, porem, lamentou que o repasse de vinte mil reais aprovados por esta Casa e não aceito pelo executivo. Solicitou também ao  líder do governo, o vereador Valter Orbem, para que junto ao prefeito determine um horário de utilização do ginásio de esportes do Alto Paraná, durante o dia, sem ter que pagar uma mensalidade, pois, as pessoas daquele bairro são em sua maioria de baixa renda, e seria muito útil que precisam que seus filhos praticassem esporte em uma local adequado, sem a necessidade de pagamento.
Vereador João Teza Francisco - PSD: cumprimentando a todos, a vereador no uso da tribuna veio parabenizar a justa homenagem a Rede Feminina de Orleans. Em relação ao repasse prometido a esta entidade no valor de R$ 20 mil, que esta Casa, com muito esforço, fez uma economia de R$ 130 mil, mas o prefeito não repassou nosso pedido, Dão solicitou ao líder do governo, vereador Valter Orbem, que auxilie nesta questão.
Vereador Valter Orbem-  PSD: em suas palavras afirmou que a Secretária tem feito algumas parcerias e, sempre que possível, irá colaborar com as entidades de nosso município, porem, em algum momento, não tanto quanto se desejava. Por fim, Valter destacou que os projetos que deram entrada hoje, serão pagos com recursos no próximo ano, numa forma de tentar regularizar uma situação que poderá vir a comprometer o próximo ano.
Vereadora Angela Maria Fenilli Bratti – PP: a elegante vereadora também lamentou o repasse para a Rede Feminina, não ter sido cumprido pelo poder executivo e solicitou ao líder do prefeito Valter Orbem que fale com o prefeito, pois o ano ainda não foi encerrado, seria muito legal o prefeito dar este presente de Natal para a Rede Feminina de Combate ao Câncer por tudo que vocês fazem pelo nossos munícipes.
Vereador Mário Coan - PSDB: o presidente do Legislativo em seu direito de uso da tribuna, reforçou a importância da saúde preventiva. Só quem passou por isso com alguém da família ou amigo, sabe qual o tamanho do sofrimento e da luta; por este motivo é tão triste ver essa falta de reconhecimento. “ É uma pena que aqui na Câmara de Vereadores não podemos gastar nenhum tipo de  recurso fora da função legislativa  prevista em Lei. O que nos cabe, é autorizar o prefeito, mediante o recebimento de Projeto de Lei, a transferir o recurso para vocês, mas isso, fica pendente por parte de boa vontade do poder executivo”. Finaliza o presidente Mário.

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.