100%

Sessão da Câmara de Vereadores de Orleans do dia 23/11

Sessão da Câmara de Vereadores de Orleans do dia 23/11 Sessão Ordinária do Dia 23
Na Ordem do Dia foram votados os seguintes projetos:
  • Projeto de Lei PEº40 de 29 de setembro de 2015. Dispõe sobre as diretrize4s orçamentarias para o exercício de 2016 – LDO e dá outras providencias.
  • Projeto de Lei PEº46 de 13 de novembro de 2015 (160.000,00) anula dotação orçamentaria e abre credito suplementar.
  • Projeto de Lei PEº47 de 13 de novembro de 2015 (726.450,00) anula dotação orçamentaria e abre credito suplementar.
  • Projeto de Lei PEº48 de 13 de novembro de 2015 que anula dotação orçamentaria e abre credito suplementar.
  • Indicação nº0046/2015 “Solicitar ao executivo a criação de uma área industrial no Distrito de Pindotiba; podendo ocorrer também nas localidades de Santa Clara e Km92. Uma vez que foi autorizado a ampliação do perímetro urbano das respectivas localidades. A aquisição de uma área de terra para instalação de futuras empresas é medida que se impõe, para que se alcance o crescimento da região como um todo. Autor: Vereador Antonio Dias André.
 
No Uso da Tribuna:
Vereador Cristian Berger - PPS: cumprimentando a todos, o vereador no uso da tribuna veio trazer pedidos de solução por meio de carta recebida de moradores próximo ao SAMAE, que enfrentam problemas com as larvas de mosquitos exageradamente em suas residências. Disse o próprio vereador que em visita a algumas dessas residências, comprovou que é realmente preocupante. Tambem parabenizou ao prefeito da vizinha de Urussanga que teve nota superior a 9, liderando o rankin em eficiência e transparência, contrariando o que aconteceu com o município de Orleans que obteve neste mesmo quesito nota 3.

Vereador Rodinei Pereira - PSD: usou a tribuna para falar sobre a obra da creche da comunidade de Pindotiba que esta a todo vapor, enalteceu os trabalhos do executivo em favor daquela localidade, sendo feita urbanização dos canteiros e também a cobertura da quadra que inicia nesta semana ainda, com isso, é importante dizer que desde que esta administração assumiu, os reparos e obras tem sido feito constantemente.

Vereador Antonio Dias André - PMDB: ao usar a tribuna, seu discurso foi de agradecimento a prefeitura pelo convite feito para o natal encantado. Sobre a urbanização da região de Pindotiba e arredores, o vereador Geada solicitou ao executivo a criação de uma área industrial no Distrito de Pindotiba; podendo ocorrer também nas localidades de Santa Clara e Km92. Uma vez que foi autorizado a ampliação do perímetro urbano das respectivas localidades. A aquisição de uma área de terra para instalação de futuras empresas é medida que se impõe, para que se alcance o crescimento da região como um todo.

Vereador Edésio Marchioro - PSD: o suplente do partido se reportou a região de Brusque do Sul, agradecendo a obra concluída na escola Marta C. Machado, as pontes de concreto que iniciam na próxima semana e ainda a estrada do Rio Minador já estão com data para as maquinas iniciarem os trabalhos; por fim, pediu apoio a todos os vereadores para que se incluísse alguma clausula no contrato que autoriza retirada de argila, nas estradas do interior, responsabilizando a empresa para que ao retirar o produto, reparasse esses trechos.
Vereador João Teza Francisco - PSD: falou novamente do valor que esta para ser repassado pelo secretario de saúde João Paulo a fundação hospitalar Santa Otília, que esta dependendo apenas de alguma burocracias que devem ser cumpridas. Sobre a pontes, problema levantado na última semana diz o edil “Das 3 pontes prometidas eu não acredito que saia uma sequer até o natal”. Também é vergonhoso o aumento estabelecido por decreto, pois afetará diretamente o bolso dos munícipes, e estes como estão representados pelos vereadores, deveria ser respeitado em seus direitos, com isso constar em  pauta o referido aumento para obter ou não a aprovação dos vereadores, legítimos representantes do povo.

Vereador Osvaldo Cruzetta - PP: em sua manifestação Vá apoio o que foi dito pelo vereador que o antecedeu e disse que esta fiscalização do Edesio já existe, embora não sendo de seu conhecimento, esta fiscalização é de responsabilidade do executivo municipal em lei aprovada nesta Casa há bastante tempo, autorizando a retirada de argila, nas estradas do interior, porém, responsabilizando esta mesma empresa para que ao retirar o produto, reparasse imediatamente esses trechos. Também quanto ao aumento da iluminação pública por decreto, porque foi negado por essa Casa é uma vergonha.

 Vereador Valter Orben - PSD: Ao seu uso do espaço da tribuna, contrariou as palavras ditas pelo vereador Vá, Valter defendeu a posição do suplente Edésio Marchioro e ainda levantou a questão do silencio que envolve a morte do vereador Cabelinho, que até alguns dias atrás era tão comentada. Acredito que a justiça ainda há de prevalecer finalizou Valter.

Vereador Mário Coan - PSDB: o presidente do Legislativo em seu direito de uso da tribuna, falou da sua tranquilidade em relação ao inquérito de morte do vereador Clésio de Oliveira Souza, e afirmou que convocará uma coletiva para informar como as coisas aconteceram. Desabafou na tribuna que o depoimento da família do vereador quando for divulgado trará grandes novidades. Ao se referir ao vereador Valter, disse que não precisa que se paguem pessoas para denegrir a imagem deste presidente, existem leis e elas vão ser cumpridas, por fim, Mario concluiu um dia todos verão quem esta falando a verdade.
 

Notícias

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).
Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.
Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.

Tenente Daniel Cormelatto visita o Legislativo Orleanense
Tenente Daniel Cormelatto visita o Legislativo Orleanense

Na tarde do último dia 19, o presidente da Câmara de Vereadores de Orleans Lucas Librelato, recebeu em seu gabinete a cordial visita do Comandante da Polícia Militar de Orleans, Tenente Daniel Comerlatto com o objetivo de uma parceria entre PM e Poder Legislativo.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (24/04) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis. Na secretaria da Casa Legislativa deram entrada três novos Projetos de Lei.