Sessão Ordinária do dia 28/09/15.

Sessão Ordinária do dia 28/09/15. 01 Projeto Aprovado e 02 Rejeitados pelos vereadores

O Projeto de Lei do Executivo – PE nº 28, de 19 de agosto de 2015, que altera a lei que dispõe sobre o valor a ser cobrado para o custeio da iluminação pública, foi rejeitado por 6 votos a 4 na Câmara de Vereadores de Orleans. Votaram contrários os vereadores: Pedro João Orbem, Antonio Dias André, Osvaldo Cruzetta, Cristian Berger, Angela Maria Fenilli Bratti e João Teza Francisco e foram favoráveis  os vereadores Valter Orbem, Edésio José Marchioro, Rodinei Pereira e Elisabete Menegasso Bagio.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Coan (PSDB), pediu que todos votassem com coerência, independente da bancada ou sigla partidária ou da instrução de votação. “Quando os legisladores do nosso Brasil votam por apadrinhamento, votam por troca de cargo no país, estado ou município, em detrimento do bolso e do sofrimento do povo, o legislador erra. Por isso, tem que escolher bem, por isso que a independência do vereador é assegurada na Constituição Federal, cada vereador é livre, o vereador tem que ter consciência do que é bom ou ruim para a sociedade, do que é certo ou errado. Essa é a reflexão, votem pelo certo e pelo justo”, pediu ele.

O vereador Osvaldo Cruzeta, o Vá (PP), foi um dos vereadores que se posicionou contra o aumento. “Vivemos um momento em que está se aumentando tudo. Aí agora vem um Projeto de Lei nesta Casa, pedindo que o povo pague mais na taxa de iluminação pública. Por isso, eu peço que se vote contra porque não é justo o povo ter que pagar a conta pela má aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

O líder do Executivo na Câmara de Vereadores, vereador Valter Orbem, pediu pela aprovação do PE. "Que fique claro à população que a iluminação pública hoje não se paga e que não há dotação orçamentária para gastar com recurso próprio. O que o prefeito está pedindo aqui é dotação para que ele possa, ao invés de cobrar mais da população, que é o discurso que está sendo feito aqui, que se pague com recursos próprios do governo. Que fique claro que a energia vai começar a parar e não terá mais manutenção, se queimar a lâmpada, vai continuar apagada”, afirmou.

Mário Coan (PSDB) afirmou que a população já enfrenta dificuldades financeiras e que não se pode impor mais sacrifícios ao povo. “Quando o povo fica pobre, a culpa é do mau governo. Pois faltam educação e segurança de qualidade, se gasta mais do que se arrecada, estoura inflação, desvaloriza moeda e não dá as menores condições de investimento". Ele apontou ainda que os recursos não foram aplicados de forma correta. "Agora é hora de manifestar o voto com muita coerência. Eu voto com muita tranquilidade, mesmo olhando o orçamento que gastaram sem seguir o princípio da programação. Tinha dinheiro e gastaram meio a meio: metade para custear a lâmpada acesa e metade para manter isso”, afirmou.

Também foi rejeitado por 6 votos a 4 o Projeto de Lei do Executivo – PE nº 33, de 3 de setembro de 2015, que autoriza a concessão, através de licitação, do serviço de retransmissão de televisão - RTV, canal 5. "A referida concessão demanda de minucioso estudo. O projeto de lei determina que os requisitos para outorga da concessão serão formulados no edital de licitação. Ocorre que, a outorga através de edital fica muito subjetiva, quando todos os requisitos já deveriam estar previsto no Projeto de Lei”, dizia o parecer da comissão.foi rejeitado por 6 votos a 4 na Câmara de Vereadores de Orleans.

O Projeto de Lei do Executivo – PE nº 37, de 16 de setembro de 2015, que autoriza repassar recursos financeiros ao Instituto Francesco Zomer, no valor de R$ 15,6 mil, para manutenção dos cursos de violão e informática do ProArt, foi aprovado por unanimidade.

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.