100%

Conselhos Municipais, Semana da Cultura e Doação Terreno APAE são tratados na Câmara de Vereadores de Orleans

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans de segunda-feira (24) seguiu com tranquilidade. Dentre os assuntos abordados estava a organização da Semana da Cultura, que será chamada este ano de Programação do Movimento Cultural de Orleans, e a ausência de assentos para representantes da Câmara de Vereadores nos conselhos municipais. Além disso, uma indicação foi aprovada na oportunidade.
 

O vereador Antonio Dias André (PMDB) foi quem falou sobre a cultura no município. “No dia 22 de junho eu fiz uma indicação para o prefeito, solicitando que se reavivasse a Semana Cultural. De antemão, eu falei que não seria possível fazer nos moldes de antigamente por falta de recursos, tempo e outras coisas mais. Está sendo feito com o apoio da ACIO (Associação Empresarial), através de reuniões e contatos com entidades como Unibave, Proart, corais, danças, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Departamento de Cultura e nós vereadores”.

Conforme ele, o objetivo é valorizar os que se envolvem com a cultura durante todo o ano. “Nós queremos que aqui as pessoas que mexem com a cultura, não só durante aquela semana, mas todas as semanas e todos os meses, não sejam esquecidas. Pensamos então em não colocar o nome de Semana Cultural de Orleans, mas de Programação do Movimento Cultural de Orleans. Foi feito este ano para que ano que vem, com mais tempo, se tivesse a oportunidade de reviver a Semana Cultural, com todas as atividades esportivas, culturais e artísticas, com muitas atividades, como era no passado”.

O vereador Edesio Machioro (PSD), se manifestou na tribuna para comentar sobre a doação odo terreno para Apae, um sonho que vem sendo idealizado por mais de 10 anos e que foi concretizado na tarde de segunda feira.  O vereador frisa a importância da instituição para os pais com filhos especiais. E pontua o trabalhos realizado pela entidade no município destaque no estado.  

 

Já o presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Coan (PSDB), criticou a forma como os conselhos municipais são utilizados. “A gente tem notado que o poder público tem estabelecido a criação de conselhos municipais sem justificativa para dar vazão aos programas que o Governo Federal tem. Então nós já temos em Orleans diversos conselhos. Embora eles fiquem com parte do recurso, eles têm descentralizado isso e os recursos nunca são suficientes para implementar a política tão bonita e tão escrita. Então você lê o planejamento e acha que está fantástico e que vai revolucionar a sociedade, mas aí chega aqui embaixo, a participação no conselho é limitada”.
 

Além disso, o vereador defendeu a importância da participação de representantes da Câmara de Vereadores nos conselhos municipais de Orleans. “Na maioria dos conselhos, a Câmara de Vereadores sequer tem assento. Esqueceu-se de que somos nós que votamos as leis. Mas eu vou fazer uma revisão em todos os conselhos existentes e vou reivindicar cadeiras por parte da Câmara de Vereadores porque nós precisamos estar lá representando. Afinal de contas, qualquer mudança que ocorrer, é muito melhor a gente estar lá na hora do que apenas dizer sim ou não posteriormente”, argumentou.
 

Ordem do Dia

Foi aprovada por unanimidade a indicação nº 33/2015, de autoria do vereador Mário Coan, que solicita que o Poder Executivo providencie a regularização das lajotas nas Ruas Richard Pizzolati Debiasi, Conselheiro Germano Petters, Germano Redivo, Jacob André Pickler, João Ramiro Machado, Martinho Gazola, Edgar Cunha, Luiz Pizzolatti Sobrinho, Cérilo Harnolf e Pedro Benedet.

Conforme a justificativa, as lajotas estão soltas e já causaram acidentes a pedestres e veículos. “Ao Executivo é proibido realizar qualquer obra nova sem manter as obras já existentes. Essa questão é muito grave. É preocupante o número de ruas que estão em péssimo estado de conservação. Nós pagamos no IPTU a conservação de calçamento, então recursos para isso existem. Da mesma forma, as bocas de lobo não atendem a função de captação de água de chuva, são feitas fora de padrão técnico. Em todas as sessões, vou cobrar o calendário de conserto dos calçamentos de Orleans”, afirmou Mário Coan.

Notícias

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).
Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.
Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.

Tenente Daniel Cormelatto visita o Legislativo Orleanense
Tenente Daniel Cormelatto visita o Legislativo Orleanense

Na tarde do último dia 19, o presidente da Câmara de Vereadores de Orleans Lucas Librelato, recebeu em seu gabinete a cordial visita do Comandante da Polícia Militar de Orleans, Tenente Daniel Comerlatto com o objetivo de uma parceria entre PM e Poder Legislativo.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (24/04) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis. Na secretaria da Casa Legislativa deram entrada três novos Projetos de Lei.