Conselhos Municipais, Semana da Cultura e Doação Terreno APAE são tratados na Câmara de Vereadores de Orleans

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans de segunda-feira (24) seguiu com tranquilidade. Dentre os assuntos abordados estava a organização da Semana da Cultura, que será chamada este ano de Programação do Movimento Cultural de Orleans, e a ausência de assentos para representantes da Câmara de Vereadores nos conselhos municipais. Além disso, uma indicação foi aprovada na oportunidade.

O vereador Antonio Dias André (PMDB) foi quem falou sobre a cultura no município. “No dia 22 de junho eu fiz uma indicação para o prefeito, solicitando que se reavivasse a Semana Cultural. De antemão, eu falei que não seria possível fazer nos moldes de antigamente por falta de recursos, tempo e outras coisas mais. Está sendo feito com o apoio da ACIO (Associação Empresarial), através de reuniões e contatos com entidades como Unibave, Proart, corais, danças, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Departamento de Cultura e nós vereadores”.

Conforme ele, o objetivo é valorizar os que se envolvem com a cultura durante todo o ano. “Nós queremos que aqui as pessoas que mexem com a cultura, não só durante aquela semana, mas todas as semanas e todos os meses, não sejam esquecidas. Pensamos então em não colocar o nome de Semana Cultural de Orleans, mas de Programação do Movimento Cultural de Orleans. Foi feito este ano para que ano que vem, com mais tempo, se tivesse a oportunidade de reviver a Semana Cultural, com todas as atividades esportivas, culturais e artísticas, com muitas atividades, como era no passado”.

O vereador Edesio Machioro (PSD), se manifestou na tribuna para comentar sobre a doação odo terreno para Apae, um sonho que vem sendo idealizado por mais de 10 anos e que foi concretizado na tarde de segunda feira.  O vereador frisa a importância da instituição para os pais com filhos especiais. E pontua o trabalhos realizado pela entidade no município destaque no estado.

Já o presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Coan (PSDB), criticou a forma como os conselhos municipais são utilizados. “A gente tem notado que o poder público tem estabelecido a criação de conselhos municipais sem justificativa para dar vazão aos programas que o Governo Federal tem. Então nós já temos em Orleans diversos conselhos. Embora eles fiquem com parte do recurso, eles têm descentralizado isso e os recursos nunca são suficientes para implementar a política tão bonita e tão escrita. Então você lê o planejamento e acha que está fantástico e que vai revolucionar a sociedade, mas aí chega aqui embaixo, a participação no conselho é limitada”.

Além disso, o vereador defendeu a importância da participação de representantes da Câmara de Vereadores nos conselhos municipais de Orleans. “Na maioria dos conselhos, a Câmara de Vereadores sequer tem assento. Esqueceu-se de que somos nós que votamos as leis. Mas eu vou fazer uma revisão em todos os conselhos existentes e vou reivindicar cadeiras por parte da Câmara de Vereadores porque nós precisamos estar lá representando. Afinal de contas, qualquer mudança que ocorrer, é muito melhor a gente estar lá na hora do que apenas dizer sim ou não posteriormente”, argumentou.

Ordem do Dia

Foi aprovada por unanimidade a indicação nº 33/2015, de autoria do vereador Mário Coan, que solicita que o Poder Executivo providencie a regularização das lajotas nas Ruas Richard Pizzolati Debiasi, Conselheiro Germano Petters, Germano Redivo, Jacob André Pickler, João Ramiro Machado, Martinho Gazola, Edgar Cunha, Luiz Pizzolatti Sobrinho, Cérilo Harnolf e Pedro Benedet.

Conforme a justificativa, as lajotas estão soltas e já causaram acidentes a pedestres e veículos. “Ao Executivo é proibido realizar qualquer obra nova sem manter as obras já existentes. Essa questão é muito grave. É preocupante o número de ruas que estão em péssimo estado de conservação. Nós pagamos no IPTU a conservação de calçamento, então recursos para isso existem. Da mesma forma, as bocas de lobo não atendem a função de captação de água de chuva, são feitas fora de padrão técnico. Em todas as sessões, vou cobrar o calendário de conserto dos calçamentos de Orleans”, afirmou Mário Coan.

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.