100%

Sessão Ordinária do Dia 13 de julho de 2015

Sessão Ordinária do Dia 13 de julho de 2015
 
Izabel Cristina Durante Lunardi
Assessora de Imprensa


                 Nesta segunda feira (13/07) a Câmara de Vereadores de Orleans sob a presidência do vereador Mário Coan e a presença unanime dos edis, realizou-se a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans.
Na secretaria da Casa Legislativa o Projeto de Lei que deu entrada na referida sessão foi o nº026 de 03 de julho de 2015 que autoriza o Poder Executivo firmar convênio com o Estado de Santa Catarina, por intermédio da secretaria da segurança pública, com a interveniência do instituto geral de perícias e dá outras providências.
Na Ordem do Dia o projeto de Lei em pauta que foi aprovado por unanimidade pelos senhores vereadores, foi o Projeto de Lei Complementar nº 7, de 23 de junho de 2015, que visa a criação de três vagas de auxiliar de saúde bucal no quadro de servidores efetivos, com remuneração de R$ 1.720,59 e jornada de trabalho de 40 horas semanais
 
 No grande expediente os vereadores que fizeram uso da tribuna:
 
Presidente Mário Coan – PSDB: Cumprimentando a todos os presentes, o edil veio a tribuna solicitar ao líder do prefeito para que informasse o valor de  recursos gastos nas atividades por ele citadas na tribuna. O problema na distribuição de benfeitorias e serviços no nosso município é que são sempre as mesmas pessoas que são agraciadas, na opinião do vereador, deveria haver um critério de concessão porque é um valor muito alto, então o ideal é ensinar as pessoas a pescar, para que não fiquem sempre só esperando os peixes.  Na tribuna o presidente também afirmou que vieram pessoas reclamar do mal atendimento na Secretaria de Assistência Social e isso não pode acontecer, uma vez que se trata de um órgão público a serviço da população.
 
Osvaldo Cruzetta – PP: cumprimentando a todos e em especial ao delegado regional Dr. Jorge Luiz Koch, presidente do PMDB que se faz presente nesta noite, o vereador na tribuna falou do trabalho do vereador que se faz todos os dias e embora o recesso legislativo inicie nesta segunda a assistência em prol do município não cessa. Quanto as informações solicitadas ao vereador Valter Orbem na última sessão sobre a situação da rua professor Maya, infelizmente elas foram erroneamente respondidas e nada do que foi dito se confirmou. Vá disse que aguarda as informações certas para a rápida solução daquele problema que muito preocupa os usuários naquele trajeto.
 
Valter Orbem – PSD: Ao usar a tribuna o vereador líder do prefeito falou das seguintes ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social:
a) Programa Nutrição é Vida: que prevê a distribuição de aproximadamente 4 mil cestas básicas; b)Programa Vida e Saúde: doação de leite para crianças, pessoas idosas com doença crônica, pessoas com necessidades especiais e pessoas com Câncer e Aids; são beneficiadas em média 350 família por mês; c)Programa Mães Orleanenses: fornecimento de 50 enxovais por ano e orientação para mães sobre maternidade; d)Programa Morar Bem: são atendidas vinte famílias em situação de risco com aluguel social pago pela Prefeitura; e)Construção de Casas e Reformas: foram reformadas 75 e construídas 20 residências, além de 12 que estão em construção; f)Construção de Banheiros: aproximadamente dez famílias foram atendidas e há licitação para mais dez; g)Auxílio Gás: beneficia 60 famílias por mês; h)Auxílio Funeral: são atendidas em média 25 famílias (não informou a periodicidade); i)Auxílio Passagens Rodoviárias e auxílio fotografia para RG; j)Auxílio de R$ 3 mil por mês para a manutenção da Casa de Apoio à Pessoa Idosa, que funciona na Creche Santa Rita de Cassia; l)Grupo de Produção e Renda: mantém 30 grupos e são atendidas 400 mães na área rural e urbana; m)Grupo da Terceira Idade: são atendidos em média 500 idosos no Centro, Oratório, Pindotiba e no Cras, através de ações como bailes, lanches, viagens e entretenimento; n)Escola de Corte e Costura Realizando Sonhos: atende 45 mulheres, há aula três vezes por semana e conta com treze máquinas de costuras e demais acessórios; o)Doação de máquinas de costura para todos os Clubes de Mães e para o grupo de artesanato; p)Doação de duas máquinas de costura para o trabalho voluntário de confecção de enxovais para bebê; q)Realização de cursos profissionalizantes de manicure e pedicure; r) Implantação e aquisição de veículos para o Creas; s)Grupo de crianças de 0 a 6 anos e de idosos em situação de risco social atendidos pelo Cras; t)Oficina de leitura e aquisição de livros e de equipamentos de informática para o Cras; u)Oficina de capoeira e de dança para crianças e adolescentes; v)Projeto Cras Music: são atendidas 20 crianças e adolescentes com aulas de percussão e violão; x)Aquisição de 26 violões para oficina de música entre outros.
Antônio Dias André – PMDB: Ao fazer uso da tribuna o nobre edil informou que estão sendo dados os primeiros passos para a realização da Semana da Cultura no município. Fez breve homenagem ao orleanense Marlos Acordi que orgulhosamente integra o exército americano. Na ocasião Geada falou que em contato com o superintendente Regional Sul do Deinfra, Lourival Pizzolo, com o fiscal da regional do Deinfra de Tubarão, o engenheiro civil Vilson Giassi, com o engenheiro civil da Castellar, Otávio Fernandes, e com o diretor de Obras de Transportes do Deinfra, engenheiro Antônio Romeu Branco Farias, obteve a informação de que a preocupação com a solução do problema de desmoronamento na a Rodovia SC-390, no trecho da Serramar que liga Orleans a Pedras Grandes esta sendo estudado e breve algum tipo de muro de contenção; porém, como sabemos que a precariedade é grande e o perigo maior ainda, Geada sugeriu que se unissem-se   forças para formalizar um documento com o objetivo de sugerir que se estabeleça prioridade e agilidade para que se possa fazer o mais rápido possível esse muro de contenção, antes que alguém venha perder a vida ali por uma casualidade naquele local. 

Notícias

Tenente Daniel Cormelatto visita o Legislativo Orleanense
Tenente Daniel Cormelatto visita o Legislativo Orleanense

Na tarde do último dia 19, o presidente da Câmara de Vereadores de Orleans Lucas Librelato, recebeu em seu gabinete a cordial visita do Comandante da Polícia Militar de Orleans, Tenente Daniel Comerlatto com o objetivo de uma parceria entre PM e Poder Legislativo.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (24/04) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis. Na secretaria da Casa Legislativa deram entrada três novos Projetos de Lei.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (17/04) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira.
Na oportunidade, o presidente da FHSO Mário Salvador, em nome do Lions Clube de Orleans, fez uso da Tribuna Livre para manifestar-se a cerca da situação da Fundação Hospitalar Santa Otília.

Vereadores vistoriam andamento da Ponte do Rio Novo
 Vereadores vistoriam andamento da Ponte do Rio Novo

Reunidos na tarde da última segunda feira acompanhados do presidente do Legislativo Lucas Canever Librelato e do coordenador da Defesa Civil, Sr. Rosinei Pereira; os nobres vereadores, assessores da Casa Legislativa, ex-secretários e o prefeito municipal visitaram a Ponte na comunidade do Rio Novo.

Sessão Ordinária do Dia 10 de Abril
 Sessão Ordinária do Dia 10 de Abril

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (10/04) do ano de 2017 aconteceu de forma tranquila e ordeira. Na ocasião fez uso da Tribuna o Bispo Diocesano de Tubarão Dom Francisco Salm que abordou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e convidou a todos para a Romaria da Terra e das Aguas no próximo dia 10 de setembro.

Em Sessão Extraordinária nesta segunda (03) vereadores aprovam a contratação de médicos para melhor atender o município.
Em Sessão Extraordinária nesta segunda (03) vereadores aprovam a contratação de médicos para melhor atender o município.

Com entrada na secretaria da Casa Legislativa e com a devida urgência na aprovação por parte dos senhores edis, o Projeto de Lei Nº 16 de 31 de março de 2017 “Que Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Art.37 da Constituição Federal”; entrou em pauta de votação após decisão de fazer-se uma extraordinária após a sessão ordinária, para tratar exclusivamente deste assunto, o que ocorreu e teve seu termino após as 22h desta segunda-feira.

Sessão Ordinária do Dia 03 de Abril
Sessão Ordinária do Dia 03 de Abril

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (03/04) do ano de 2017 aconteceu em duas sessões. Encerrada a primeira Sessão, O presidente Lucas Librelato convocou a Casa Legislativa para uma Sessão Extraordinária, exclusivamente para votar o Projeto de Lei Nº 16 de 31 de março de 2017 “Que Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Art.37 da Constituição Federal”.
A noite ainda na primeira Sessão, contou com a presença na Tribuna Livre dos senhores Ivonir Solimã e Roberval Pedroso representantes da CEC de Orleans, que estão à frente do time que representará Orleans no Campeonato Catarinense de Futebol Profissional – Série C; e ainda do vice-prefeito e secretario de Administração do Município, Sr. Mário Coan que apresentou publicamente as contas referentes ao mês de março, onde a receita total no mês foi R$ 4.040.524,43. Destes, R$ 429.298,60 já é proveniente de pagamento do IPTU e R$ 187.943,56 do Refis, autorizado neste ano na Câmara de Vereadores.