Sessão Ordinária do Dia 22 de junho de 2015

Assessora de Imprensa

Na última segunda feira (1º) a Câmara de Vereadores de Orleans sob a presidência do vereador Mário Coan e a presença unanime dos nobres edis, realizou mais uma sessão ordinária que transcorreu dentro da normalidade.
            Em virtude da prematura e trágica morte do vereador Clésio de Oliveira Souza – PSD, torna-se titular da referida vaga o suplente Rodinei Pereira, ficando desta forma, a vaga do titular Udir Luiz Pavei, também PSD, sendo ocupada pela então suplente Claudia Escaravaco Zomer.

Na secretaria da Casa Legislativa deu entrada os Projetos de Lei:
  • Nº 023 de 18 de junho de 2015 que autoriza pagar dívida de exercício anterior e dá outras providencias.
  • Nº 024 de 18 de junho de 2015 que autoriza doar imóvel e dá outras providencias.
  • Nº 025 de 18 de junho de 2015 que ratifica protocolo de intenções – Ciaca e dá outras providencias.
Na da Ordem do Dia o projeto de Lei em pauta para a primeira votação e parecer  é o nº0006/2015 que vem instituir no âmbito da administração pública municipal, o auxilio alimentação aos servidores públicos municipais; ainda para apreciação na mesma noite, tivemos a votação única dos projetos: nº0022 de 11 de junho de 2015 que concede reposição salarial aos servidores públicos municipais e dá outras providencias e o nº0019 de 27 de maio de 2015 que aprova o plano pluri anual de educação- PME e dá outras providencias.

As duas indicações feitas na sessão, são de autoria do vereador Cristian Berger de nº. 0027/2015 "Que o legislativo encaminhe ofício ao DEINFRA solicitando a repintura das faixas de pedestres na Rodovia SC 108, localizadas em frente a Escola Básica Samuel Sandrini e em frente a Empresa Embalagens Plaszom" e outra de nº. 0028/2015 do vereador Antonio Dias André Solicitando que o executivo através da Secretaria da Educação (Departamento de Cultura), inicie o planejamento para reviver a Semana Cultural do Municipio de Orleans, que deverá ser realizada na semana de aniversário do Município, em agosto deste ano.

No grande expediente os vereadores que fizeram uso da tribuna:

Presidente Mário Coan – PSDB: Cumprimentando a todos os presentes, o edil veio a tribuna para cobrar algumas ações como a instalação de placas de inauguração de obras onde, venha constar a origem dos recursos que concretizaram a relativa obra, a exemplo do que aconteceu na localidade da Barra do Rio Novo, onde foi recentemente  foi inaugurada a ponte, e não ouve a indicação para instruir a nossa população que a obra foi do Governo do Estado, viabilizada  pelo deputado Knaesel e pelo nobre edil.

Cristian Berger – PPS: Solicitou informações ao líder do governo da forma como o recurso público esta sendo empregado em nosso município, pois, sua preocupação esta na aplicação do dinheiro que deveria ser melhor investido, trazendo a população maiores benefícios; Com a formação em engenharia civil, Kiki ao fiscalizar alguns projetos do executivo, notou que o valor do projeto para a reforma de três creches está totalmente fora da realidade do valor praticado no mercado, sendo assim, o edil propôs a avaliação deste projeto pela Casa Legislativa.

O Vereador Antonio Dias André – PMDB: No uso da tribuna saudou a todos os presentes, e falou do convite recebido do DME para a final do campeonato de futebol suíço, onde, Pindotiba e o Colonial Frutas disputam o primeiro lugar. Manifestou-se a favor da Acool por homenagear mais esta noite o vereador Clésio de Oliveira Souza pela partida prematura. Por fim, feliz da vida o vereador Geada comunicou o inicio da instalação das câmeras de monitoramento no centro da cidade.

Elisabete Bagio – PSD: Ao usar a tribuna cumprimentou aos educadores presentes na sessão e todos os seus colegas educadores e falou da votação do importante plano plurianual de educação, e que tudo que foi feito foi com muita dedicação e estudo para os próximos anos nesta área.

Osvaldo Cruzetta – PP: questionou a demora das reformas nas estradas no centro das cidade. O vereador disse ser uma vergonha a precariedade daqueles trajetos frente a modernização que hoje dispomos para reforma de rodovias, tudo é muito estranho, o executivo deveria ter a mesma vergonha que os munícipes tem de ver o que esta acontecendo com a administração do dinheiro publico, pois a cobrança do IPTU é eficiente mas a aplicação dele é uma vergonha literalmente.

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.