Presidente do Legislativo realiza Sessão Solene do Dia Internacional Da Mulher

Presidente do Legislativo realiza Sessão Solene do Dia Internacional Da Mulher Deputada Federal presente na Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher

Assessora de Imprensa
Câmara de Vereadores

Nesta segunda feira, dia 9 de março às 19hs a Casa Legislativa realizou a Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher, com a presença ilustre da deputada federal Geonava de Sá, palestrando sobre a importância da mulher na politica e na sociedade, na ocasião o público e autoridades lotaram o plenário Ivan Alberton Cascaes, prestigiando uma iniciativa que visa homenagear todas as mulheres em suas mais variadas profissões e diferentes classes sociais, pois, nos dias de hoje a mulher é cada vez mais reconhecida pela sua dedicação, habilidade, sensibilidade e competência, tanto profissionalmente como na vida pessoal. O Decreto Legislativo nº 013 de 15 de dezembro de 2005 da vereadora na época Berenice Durante, foi que deu origem a esta belíssima idéia que a Câmara realiza todos os anos no dia Internacional da Mulher.

Atualmente a Câmara de Vereadores de Orleans, possui a maior representatividade feminina da história do Legislativo com as vereadoras Angela Maria Bratti, Elisabete Bagio e Claudia Zomer, afirma o diretor Sandro Luiz de Pieri .

Na ocasião representando toda a classe feminina foram homenageadas 11 mulheres, indicadas por cada vereador, cada uma delas com suas particularidades fizeram a diferença para que a noite de homenagens fosse especial. O vereador o presidente Mário Coan indicou como sua homenageada Lucimerie Brugnara Zanini; Osvaldo Cruzetta indicou Dinalva Agostinho Felisbino; Clésio de Oliveira Sousa indicou Maria Inês Brighenti; João Teza Francisco indicou Elisabete Vagner; Pedro Orbem indicou Maria Debiasi Pinter; Claudia Zomer indicou Cristiani Vavassori; Angela Maria Bratti indicou Maria Gorete Jung; Elisabete Bagio indicou Hélia Onório; Cristian Berger indicou Lígia Berger; Valter Orbem indicou Valdira Albino Motta; e por fim, Antonio Dias André indicou Paula Graziela André.

O presidente Mário Coan destacou a triste história de luta do Dia Internacional da Mulher, que tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as 129 tecelãs.

Após os pronunciamentos dos vereadores representantes de cada partido o diretor do legislativo deu como encerrada a sessão solene e foi oferecido um coquetel a todos os presentes.

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.