100%

Presidente do Legislativo realiza Sessão Solene do Dia Internacional Da Mulher

Presidente do Legislativo realiza Sessão Solene do Dia Internacional Da Mulher Deputada Federal presente na Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher
 
Izabel Cristina Durante Lunardi
Assessora de Imprensa
Câmara de Vereadores
 
Nesta segunda feira, dia 9 de março às 19hs a Casa Legislativa realizou a Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher, com a presença ilustre da deputada federal Geonava de Sá, palestrando sobre a importância da mulher na politica e na sociedade, na ocasião o público e autoridades lotaram o plenário Ivan Alberton Cascaes, prestigiando uma iniciativa que visa homenagear todas as mulheres em suas mais variadas profissões e diferentes classes sociais, pois, nos dias de hoje a mulher é cada vez mais reconhecida pela sua dedicação, habilidade, sensibilidade e competência, tanto profissionalmente como na vida pessoal. O Decreto Legislativo nº 013 de 15 de dezembro de 2005 da vereadora na época Berenice Durante, foi que deu origem a esta belíssima idéia que a Câmara realiza todos os anos no dia Internacional da Mulher.
 
Atualmente a Câmara de Vereadores de Orleans, possui a maior representatividade feminina da história do Legislativo com as vereadoras Angela Maria Bratti, Elisabete Bagio e Claudia Zomer, afirma o diretor Sandro Luiz de Pieri .
 
Na ocasião representando toda a classe feminina foram homenageadas 11 mulheres, indicadas por cada vereador, cada uma delas com suas particularidades fizeram a diferença para que a noite de homenagens fosse especial. O vereador o presidente Mário Coan indicou como sua homenageada Lucimerie Brugnara Zanini; Osvaldo Cruzetta indicou Dinalva Agostinho Felisbino; Clésio de Oliveira Sousa indicou Maria Inês Brighenti; João Teza Francisco indicou Elisabete Vagner; Pedro Orbem indicou Maria Debiasi Pinter; Claudia Zomer indicou Cristiani Vavassori; Angela Maria Bratti indicou Maria Gorete Jung; Elisabete Bagio indicou Hélia Onório; Cristian Berger indicou Lígia Berger; Valter Orbem indicou Valdira Albino Motta; e por fim, Antonio Dias André indicou Paula Graziela André.
 
O presidente Mário Coan destacou a triste história de luta do Dia Internacional da Mulher, que tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as 129 tecelãs.
 
Após os pronunciamentos dos vereadores representantes de cada partido o diretor do legislativo deu como encerrada a sessão solene e foi oferecido um coquetel a todos os presentes.

Notícias

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (14/08) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta repleta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis, sendo 01 (um) Projeto de Lei Complementar, 01 (um) Projeto de Lei do Executivo e 01 (uma) Indicação.

Na mesma noite, contamos com a presença ilustre do vice-prefeito e Secretário de Administração Mário Coan, que apresentou o balanço financeiro do primeiro semestre de 2017 e anunciou algumas das futuras obras programadas para este segundo semestre.
Em relação aos valores do primeiro semestre, o secretário fez um resumo. “A receita total do primeiro semente de 2017 é de R$ 26.511,433,039, uma media de R$ 4.418,572,023 mensais.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (07/08) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta repleta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis, sendo 01 (um) Projeto de Lei Complementar, 05 (cinco) Projetos de Leis do Executivo, 02 (dois) Projetos de Lei do Legislativo e 08 (oito) Indicações.
Na mesma noite, contamos com a presença ilustre da Comissão Técnica do CEC Orleans que trouxe para o município o título de Vice Campeão do Campeonato Catarinense da Série C, realizado no último sábado em Blumenau.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (31/07) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta repleta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis, sendo um Projeto de Lei Completar, três Projetos de Lei do Executivo e três Indicações na Secretaria da Casa Legislativa.
Na mesma noite, contamos com a presença ilustre da orleanense Drielli Debiasi Baggio do Real Nob Hotel, que fez uso da tribuna para formalizar o convite para o evento histórico-cultural “Reviva Orleans”, com o objetivo de destacar o potencial turístico de Orleans, que acontece durante todo o mês de agosto, sendo as atividades todas gratuitas, com exceção da caminhada, no dia 27 de agosto, que será beneficente, em prol da Fundação Hospitalar Santa Otília.

Câmara de Vereadores realiza sua primeira Sessão Ordinária após o Recesso Legislativo
 Câmara de Vereadores realiza sua primeira Sessão Ordinária após o Recesso Legislativo

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Casa Legislativa, na próxima segunda feira (31/07); Retoma as atividades normais após o recesso de 15 dias e realiza a primeira sessão ordinária do 2º semestre do ano de 2017.
Para o diretor Sandro De Pieri “Este segundo semestre tende a ser bastante trabalhoso, com a entrada de vários projetos, onde os senhores vereadores da mesma forma que ocorreu nos primeiros seis meses, tratarão os diversos assuntos em pauta com imparcialidade e transparência, trabalhando sempre a favor da comunidade”.
O horário de funcionamento da Câmara de Vereadores é das 12h às 18h de segunda a sexta feira e as Sessões Ordinárias iniciam ás 19h todas as segundas feiras são transmitidas em tempo real também pelo site www.orleanscamara.sc.gov.br

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta última segunda feira (10/07) do primeiro semestre do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e com as votações aprovadas por unanimidade dos senhores edis.
A Casa Legislativa entra em recesso durante 15 dias a partir desta data e a primeira sessão do segundo semestre do ano acontece na segunda feira as 19:30 do dia 31 de julho.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (03/07) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta repleta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis: Dois Projetos de Lei Complementar, Um Projeto de Lei do Executivo e Quatro Indicações.

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (05/06) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com a pauta repleta de votações aprovadas em sua totalidade por unanimidade dos senhores edis os três projetos de lei e as três indicações na Casa.
Na mesma noite, contamos com a presença ilustre dos aluninhos da turma da pré escola, do CEI Regina Cechetto Spricigo, com o "Projeto cidadão em ação" acompanhados das professoras Simone Assunção Baggio e Zozima dos Santos.