Sessão Ordinária do Dia 02 de Fevereiro de 2015

Sessão Ordinária do Dia 02 de Fevereiro de 2015 Orleanenses presentes na 1º sessão legislativa do ano
Assessora de Imprensa

A Câmara de Vereadores de Orleans sob a presidência do vereador Mário Coan e a presença dos nobres edis, realizou na última segunda feira (2) a primeira reunião do ano de 2015 que aconteceu em duas sessões na mesma noite e foram apreciadas por um grande numero de munícipes que se fizeram presente na Casa do Povo.
A primeira de abertura do ano legislativo, contou com a presença do prefeito municipal Marco Antonio Bertoncini Cascaes, que atendeu ao convite para o uso da tribuna; e a segunda que ocorreu seguidamente para tratar dos assuntos e projetos que deram entrada na Casa Legislativa.

Também estiveram na Câmara para reivindicar melhorias para o seu bairro, os moradores do loteamento Jardim Anita, representados na ocasião pela presidente da Associação de Moradores daquela comunidade, a senhora  Vera Lucia Gomes Coelho. No uso da tribuna a presidente da Associação apontou por meio de fotografias, os sérios problemas que estão enfrentando a localidade do Rio Belo. “A nossa comunidade sofre com a falta de esgoto, com a tráfego e consequentemente com a ponte”. Reclama Vera. Corajosamente ela afirmou que as promessas que foram feitas a tempo não foram cumpridas, disse que a ultima reunião junto com o prefeito, secretario de obras e o diretor do Samae para tratar destes problemas foi no dia 27 de maio e na promessa de resolver, nunca mais voltaram ao assunto e nem mesmo as ligações são atendidas.
Na tribuna a presidente da associação deixou clara a indignação por parte das 37 famílias que lá residem; a mesma reclamou que já perdeu até 3 horas para conseguir chegar ao trabalho, por conta daquela situação em que se encontra a estrada cada vez que chove; ainda assim, o gasto com a manutenção das fossas é inevitável e chegam a pagar quase 300 reais.
Concluindo suas reclamações na tribuna, a representante dos moradores do Jardim Anita finalizou avisando que em comum acordo os moradores não pagarão IPTU este ano enquanto os problemas persistirem. “É inadmissível que até a ponte velha era mais alta, depois da reforma que a prefeitura fez, perdemos 20cm na altura da ponte e isso prejudica ainda mais a nossa situação, alagando com mais facilidade aquele local” conclui Vera Gomes.

Na Ordem do Dia:

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 01/2015 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2015. "DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DAS COMISSÕES LEGISLATIVAS  PERMANENTES DA CAMARA DE VEREADORES DE ORLEANS E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS" - AUTOR(ES):

REQUERIMENTO Nº 0001/2015 "QUE SEJA ENCAMINHADO OFICIO AO PREFEITO MUNICIPAL MARCO ANTONIO BERTONCINI CASCAES, SOLICITAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DAS SEGUINTES INFORMAÇÕES: A)       CÓPIA DO ATO ADMINISTRATIVO (DECRETO EXECUTIVO) QUE DECLAROU ESTADO DE EMERGÊNCIA E OU ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, VISTO QUE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO SITIO DA PREFEITURA MUNICIPAL; B)       RELAÇÃO DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS E RELACIONADAS AO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA E OU ESTADO DE EMERGÊNCIA, E, POSTERIORMENTE BENEFICIADAS COM OS RESPECTIVOS INCENTIVOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, RELACIONANDO AINDA OS TIPOS DE INCENTIVOS E OU DOAÇÃO DE MATERIAIS E OUTROS PARA CADA FAMÍLIA; C)        APRESENTAÇÃO DOS VALORES DAS COMPRAS DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS PARA AS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS OCORRIDAS NO INICIO DE JANEIRO, E QUE FUNDAMENTARAM O DECRETO DE ESTADO DE CALAMIDADE E OU ESTADO DE EMERGÊNCIA; D)       CÓPIAS DAS NOTAS FISCAIS DAS COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE MAQUINAS, REALIZADAS EM RAZÃO DA EMISSÃO DO DECRETO DE ESTADO DE CALAMIDADE E OU ESTADO DE EMERGÊNCIA; E)       CÓPIA DO PROCESSO LICITATÓRIO QUE OBJETIVOU A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA DE ASFALTAMENTO, QUE ESTÃO SENDO REALIZADOS NO LOTEAMENTO SÃO JERÔNIMO, PELA EMPRESA PAIS&FILHOS; F)         CÓPIA DOS ORÇAMENTOS INICIAIS E DEMONSTRATIVOS DE DESPESAS, ANTECIPAÇÕES DE PAGAMENTOS E ADITIVOS FEITOS EM FAVOR DA EMPRESA PAIS&FLHOS." - AUTOR(ES): OSVALDO CRUZETTA; JOÃO TEZA FRANCISCO; CLESIO DE OLIVEIRA SOUSA; CRISTIAN BERGER; ANGELA MARIA FENILLI BRATTI; ANTONIO DIAS ANDRE; PEDRO JOÃO ORBEM;

Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans participa de Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR).

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma recebeu nesta terça-feira (23) prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). Este foi o segundo encontro de 2017, e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (15/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira com algumas votações em pauta.
Na oportunidade, Mário Coan que é Vice-prefeito e Secretário de Administração do município, apresentou balancete financeiro dos gastos municipais e do Fundo Municipal da Saúde do último mês.

Alunos da Escola Barriga Verde visitam o Legislativo.

Hoje pela manhã recebemos os alunos do 4ª ano da Escola Barriga Verde. Na ocasião, o Diretor Geral Sandro Luiz de Pieri, respondeu perguntas sobre o trabalho dos Vereadores, tramitação dos Projetos, dia a dia do Legislativo. Os alunos conheceram o plenário Ivan Alberton Cascaes e as demais dependências da Câmara de Vereadores.
Agradecemos a visita!

Sob a presidência do vereador Lucas Canever Librelato – PSDB, a Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, nesta segunda feira (08/05) do ano de 2017 ocorreu de forma tranquila e ordeira, com muitas votações e discussões na Casa.